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Limites de velocidade

por Nuno Saraiva, em 20.12.10

Uma coisa que me não se compreende é a forma básica como estão definidos os limites de velocidade automóvel em Portugal.

 

É do senso comum que tais limites deveriam ser definidos com base no segmento do carro. Circular a 150 KM/h não tem o mesmo risco para todos os carros.

 

Para não "melindrar" marcas, vou exemplificar com carros de duas marcas:

 

Limites de velocidade em Auto-Estrada:

Segmento do Fox,Polo,Clio - 120 Km/h

Segmento do Golf,Bora,Megane - 150 Km/h

Segmento do Passat,Phanteom,Laguna - 160 Km/h

 

É tão simples e essencial, como é que nunca ninguém se lembrou disto?

 

 

publicado às 08:55


3 comentários

De NunoCosmeMoreira a 22.12.2010

Não sei como, cientificamente, chegaste a tais resultados. Julgo que, para alguém que trabalha com números, o caminho terá sido demasiado empírico. Além das marcas há outras condicionantes, como por exemplo o estado dos pneus ou se os travões estão em condições. Já estou a ver a Polícia com radares especiais para rodar o botão para o Laguna e o aparelho com um raio X controla se o óleo foi mudado, se os pneus têm no seu rasto mais de 1mm e se os travões não passam de ferro contra ferro ;)
Já escrevi algures no tempo, que os carros deveriam ter um condicionante que os impossibilitaria por exemplo de ultrapassar os 130KmH para circular em Portugal e se fossem para outro país essa condicionante pudesse ser alterado para estar conforme essas novas leis. Esse sim seria o Ovo de Colombo.

De Nuno Saraiva a 23.12.2010

A questão não se coloca com marcas, mas com tipos de carros. Já para evitar essas confusões, só referi duas marcas como comparativo.

Eu não concordo com esses limitadores de velocidade, como disse, acho as velocidades que referi, perfeitamente aceitáveis para os segmentos respectivos em auto-estrada.

Pode não ser o ideal, mas entre o perfeito e o possível, que se faça o possível.

De NunoCosmeMoreira a 23.12.2010

Na verdade quando referi «marcas» foi um «lapsus verbis». Mas o que é importante, saber se os pneus estão em condições, os travões, o óleo... Nisso Vossa Excelência não se dignou referir, além de que seria necessário os radares serem inteligentes para saber para cada segmento qual a velocidade.
MAS com os limitadores de velocidade, OBRIGATÓRIOS; ok poderia haver limitadores com velocidades diferentes consoante as gamas, (para que fosse um pouco melhor do que o possível quase a roçar o perfeito), pois poder-se-ia arranjar forma de facilmente a polícia fiscalizar rapidamente se o limitador estaria na velocidade ideal para o segmento em causa.
Quasi perfecto.

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