Tinha planeado escrever um post sobre
Seth Godin, agora que terminei de ler um livro seu,
Purple Cow, que me decepcionou um bocado. Decepcionou-me porque me interesso por marketing e algumas coisas não foram novidade para mim.
O livro foca-se na forma de publicitar e conceber um produto ou serviço. Abandona a ideia de publicitar na tv e rádio, e fazer um produto notável, e publicitá-lo através dum grupo a que chama os espirradores e que estão sempre disponíveis a experimentar as novidades e falar delas às pessoas que conhecem.
Seth comete um pequeno erro de futurologia, ao escrever num capítulo que Nokia e Motorola, já tinham inventado o telemóvel, que estavam a tentar por câmaras para enviar MMS, como um caminho fechado num mercado a estagnar (em 2002).
Curiosamente, a Apple arranjou uma vaca púrpura, o iphone, e não colocou um único anúncio na tv (bem, talvez as operadoras o tenham feito).
Ao ler hoje o blog de Seth, vi um
post colocado ontem com o seguinte vídeo:
[youtube=
http://www.youtube.com/watch?v=GA8z7f7a2Pk]
O vídeo é fascinante, por um lado, mostra como as massas são irracionais. Numa situação normal, toda a gente ficava a olhar para o maluco, simplesmente a pensar: Maluco.
O que ali aconteceu, foi que aquelas pessoas, depois de pensarem e dizerem "olha para aquele maluco", foram para lá fazer o mesmo, e divertiram-se.
E fazendo uma ponte entre o livro, e o que Seth escreveu ontem podemos concluir que os comportamento daquelas pessoas, mostra o consumidor de hoje, como estava descrito no livro.
O tipo n.º 1 teve uma ideia.
O tipo n.º2 foi um early adopter, daqueles que experimenta tudo, mesmo antes dos produtos estarem concluidos.
O tipo n.3 foi um espirrador, daqueles que experimenta e usa e espalha a notícia, quando o produto é bom.
Depois vemos os consumidores em massa, e vê-mos também os atrasados (tal como aqueles que compram uma ps2 depois de ter saído a ps3, estes chegam quando a música acabou).
É nos tipos n.3 que temos de concentrar o marketing.