Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Este é o meu canto cultural. Onde escrevo sobre a tecnologia que me rodeia, a internet, a música. Os livros que leio e tudo o que está à minha volta e me interessa.
Os meus amigos e colegas que se estão a empenhar ou envolver neste boicote que me perdoem mas este é ridículo.
Como é óbvio, não concordo com este boicote populista e principalmente desinformado.
Mesmo que a razão estivesse do lado de quem elaborou o texto do boicote, dificilmente este teria efeito. O país necessita de petróleo para viver. Dificilmente se pode parar o país à espera que a gasolina e o gasóleo baixem.
Isto porque os combustíveis não são só para passear ao fim-de-semana. Como iriam reagir os defensores do boicote quando chegassem aos supermercados e não houvesse nada para comprar porque os transportadores estavam à espera que o preço do gasóleo baixasse? Nem leite, nem pão. Os cafés e restaurantes também fechavam. As farmácias ficavam vazias. No limite, esse boicote levado a sério, levaria ao caos, como esteve para acontecer em França, há dois ou três anos.
(É possível que este caos interesse a alguns partidos políticos, mais um motivo para não aderir ao boicote)
Ainda assim o motivo principal é o conteúdo do boicote.
Um boicote de três dias não surtirá o efeito baixa de preço com certeza. Mesmo que o fizesse, é errado afirmar que a distribuição de combustíveis dá lucros elevados. A distribuição de combustíveis na Europa está a dar rendibilidades baixíssimas ao ponto de levar a Shell a abandoná-la ou reduzi-la em alguns países
mediterrânicos dados os constantes prejuízos / baixas rendibilidades que o negócio dá.