Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Astra

por Nuno Saraiva, em 29.11.06
Photobucket - Video and Image Hosting



O Astra 1.4 GT gasolina foi o carro que me acompanhou durante cinco anos e 75.000 km.
De má memória as despesas que tive em oficina. Para além da revisão que fazia sempre antes da inspecção, teve que ir "algumas" vezes à oficina. Uma vez o radiador, outra a embraiagem, outra o motor perdeu a força (Aos 120.000 km, foi a junta da cabeça, mas esta reparação até foi barata) outra a bomba de água, outra rasguei um tubo de água e o motor foi ao vermelho na temperatura, outra partiram-me o farol, pisca e embaladeira, outra vez fuga de gasolina, e outras... Digamos que no mínimo foi à oficina de 5.000 em 5.000 km, levando-me algumas das vezes mais que um ordenado.

Este carro atirava-se para grandes consumos pois é muito pesado. Dependendo muito da condução e das passagens na IC19 (pára-arranca) consumia entre 7.5 e 10 litros aos 100.
Como o carro era velho e o anterior dono era muito descuidado os interiores estes já vinham algo degradados, botões de vidros eléctricos diferentes, plásticos velhos. O forro do tecto deste carro era muito fraquinho e descolou-se todo. Vim a saber recentemente por um colega de trabalho que um conhecido seu tinha um, teve o mesmo problema e gastou 200 Euros para o colar.

O bom deste carro é que era uma maravilha de conduzir (mesmo necessitando de mais 10 ou 20 cavalos para o seu peso). Muito muito muito muito muito estável em todas mas todas as situações que pude experimentar. Travagens bruscas, 3 ou 4. Uma mesmo a sério, na reta a seguir a Galamares, ia um carro a virar para Nafarros sem pisca, percebi tarde. Pensei que ia bater, mas o gajo aguentou-se... Guinadas a desviar de carros mudando de faixa, ou de buracos, perfeito. Não fugia nada. Curvas rápidas, em estrada molhada, rotundas, sempre respondeu.. (apenas um vez fugiu muito pouco a traseira na ponte redonda em Galamares, mas foi excesso de velocidade)

Não sendo alheio a isto o óptimo estado dos pneus e suspensões que me exigia a mim próprio vou ter saudades de tal comportamento. (Conduzo diversas vezes carros alugados da mesma gama e já vi comportamentos muito piores...)


Estava na hora. Fica na memória. Zero acidentes. Muitos minutos lá dentro. Levou-me onde foi preciso. Saiu caro mas cumpriu.


Tags:

publicado às 23:07


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2006
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2005
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2004
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

subscrever feeds