Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O "bailout" que não chega a ser.

por Nuno Saraiva, em 22.09.08

Um dos motivos que permite temer que em consequência da crise dos bancos surja a crise do automóvel, nomeadamente nos Estados Unidos, é o facto da importância que o capital dos bancos tem na estrutura financeira destas empresas.


Claro que as empresas tentam suavizar a situação, e, tendo contraído elevados empréstimos, não dizem ser para sobreviver, mas sim para inovar e investir em veículos alternativos. Ora numa época em que a energia alternativa é a única solução, é o mesmo que estar a dizer "Ou entra dinheiro ou não aguentamos."


O Governo dos Estados Unidos autorizou no ano passado, numa atitude pouco concorrêncial, as três grandes construtoras americanas (General Motors, Ford Motor and Chrysler) a contrair empréstimos com um taxa de juro abaixo do mercado, no valor de 25 biliões de Dólares.


No entanto parece que este valor não será suficiente, e já se fala em aumentar para 50. Parece que caminhamos para uma rua cada vez mais estreita: O mercado tradicional dos carros americanos está cada vez mais estagnado e actualmente nenhuma das empresas tem uma estrutura operacional que permita fabricar alternativas pois tal nunca foi ponderado com mercado rentável.


A possível crise automóvel, já chegou ao debate político, querendo a população saber as soluções de Obama e McCain. Por enquanto o actual Governo Americano vai dizendo que estes empréstimos nada têm a ver com falências, que se trata de investimento que a médio prazo até vai permitir aumentar o número de empregos.


(Notícia)


Sinceramente, não acredito muito nesta teoria. Acredito que viriam aí dificuldades, mas ao contrário dos bancos, não taparam os "olhos com a peneira", e em vez de deixar bater no fundo e rebentar, tentam reagir a tempo para evitar a bancarrota.


50 biliões de Dólares é muito dinheiro. Será que chega?

publicado às 08:29


4 comentários

De Mauro a 22.09.2008

correcção: 50 billion = 50 mil milhões

Penso que não há volta a dar-lhe, agora são precisas reformas no capitalismo.

De Nuno Saraiva a 24.09.2008

Para ser sincero, não sabia é que em Portugal um bilião, era um milhão de milhões. Nos Estados Unidos billion é efectivamente milhar de milhões.

Em suma:
Portugal 1 bilião = 1.000.000.000.000
EUA 1 billion= 1.000.000.000

Obrigado pelo alerta.

De villas a 04.12.2008

Só em Portugal que 1 BILHÃO poderia ser algo diferente.

Matemáticamente falando:
Mil, Milhão, 'Bi' lhão, 'Tri' lhão que é o que faz sentido !

De villas a 04.12.2008

Uma RAV 4 Limited Toyota nos EUA custa algo em torno de U$23.000,00 - aqui no Brasil este mesmo carro custa:
R$ 120.000,00 (reais) ou seja, ao dolar de hoje a 2,50(por causa da crise dobrou nos ultimos 2 meses que estava a 1,60), vai dar em dólares: U$ 48.000,00 ???

E os caras não conseguem vender carros ?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2006
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2005
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2004
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D